Viajar é, para muitos, um passatempo de eleição. Mas e se lhe dissessem que poderia fazer das viagens a sua profissão, conhecendo e dando a conhecer aos outros diferentes lugares e as suas culturas? É esta a proposta da Nomad, que está a recrutar.
Viajar é, para muitos, um passatempo de eleição. Mas e se lhe dissessem que poderia fazer das viagens a sua profissão, conhecendo e dando a conhecer aos outros diferentes lugares e as suas culturas? É esta a proposta da agência portuguesa de viagens, aventura e expedições Nomad, que está a recrutar líderes de viagens, com vontade de mostrar as regiões por onde viajam e partilhar as suas tradições e quotidiano com grupos de curiosos.
Para integrar a equipa da Nomad, a ousadia, a determinação e o conhecimento profundo de culturas de outros locais são os requisitos fundamentais. Os destinos das viagens não estão pré-definidos, sendo acordados com os candidatos escolhidos “consoante as necessidades da agência e a motivação e paixão dos líderes”, explica Tiago Costa, da Nomad e também ele um viajante, ao Boas Notícias.
Atualmente a agência conta com líderes de viagem a tempo inteiro e com colaboradores esporádicos que têm a sua própria carreira – desde cozinheiros a ilustradores – mas não dispensam o prazer de colocar a mochila às costas e partir à aventura. Nalguns casos, o trabalho dura apenas algumas semanas, mas é “muito intenso”.
O recrutamento agora a decorrer destina-se essencialmente a encontrar pessoas dispostas a fazer destas viagens a sua vida, algumas delas com contrato de trabalho e outras, caso tenham atividades paralelas, em regime de recibos verdes.
Ordenado “muito acima do salário mínimo”
Segundo Tiago Costa, o ordenado é “muito variável”, já que depende do tamanho dos grupos guiados pelo líder e do tipo de viagem (que pode ser cultural ou de montanha, por exemplo), entre outros fatores. O responsável garante, ainda assim, que “os valores oferecidos são muito aliciantes e estão muito acima do salário mínimo praticado em Portugal”.
O início das candidaturas para desempenhar a função começou esta segunda-feira, 30 de Julho, e a recetividade não podia ser melhor. “O recrutamento só arrancou ontem e já recebemos várias dezenas de candidaturas”, adianta ao Boas Notícias.
Tiago Costa sublinha também o facto de “todos os que integram a agência serem, eles próprios, viajantes” e de esta ser “uma iniciativa inédita em Portugal”. “Nunca ninguém pensou que fosse possível viver acompanhando grupos em viagens, isto é, fazer disso uma profissão. É muito recompensador constatar que sim”, conclui.
Para candidatar-se a líder de viagens da Nomad basta enviar um e-mail para cv@nomad.pt com as suas motivações e experiência de viagem.
Clique AQUI para aceder ao site da Nomad e conhecer mais sobre a agência.