Este sábado, decorre em Cacela Velha (Algarve) mais um evento do ciclo de passeios pedestres “Passos Contados”, com um percurso noturno para observar animais e compreender os simbolismos, crenças e superstições da tradição popular.
Aranhas, cigarras, cobras, sapos, corujas, galos e galinhas, cães, gatos, bois, lebres, raposas, morcegos e muitos outros animais estarão presentes nesta viagem noturna pelos caminhos naturais de Cacela e pelo imaginário coletivo da região. O passeio será orientado pelo biólogo Filipe Moniz e pela arqueóloga Catarina Oliveira.
O encontro é às 21h00, em Santa Rita, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (Antiga Escola Primária). Os participantes devem levar lanterna, agasalho e calçado apropriado.
“Passos Contados” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António que propõe, este ano, novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio.
Esta 6ª edição da iniciativa, que arrancou em Abril e decorre até Outubro, tem vindo a abordar várias temáticas. Depois dos animais do próximo passeio, será a vez de conhecer, em Setembro, as antigas tradições de pesca e mariscagem na Ria Formosa. O evento terminará, em Outubro, em Vila Real de Santo António, ouvindo histórias de casas ligadas à fundação da vila.
As inscrições para os passeios devem ser feitas no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (Antiga Escola Primária de Santa Rita) através do telefone 281.952.600 ou do email ciipcacela@gmail.com. As participações são limitadas e a inscrição tem um valor de 3 euros.
Clique AQUI para saber mais sobre a iniciativa Passos Contados.