Cerca de 80% das frutas e vegetais comercializados nas grandes superfícies são produzidos em Portugal, segundo avança a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
Cerca de 80% das frutas e vegetais comercializados nas grandes superfícies são produzidos em Portugal, segundo avança a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).De acordo com a Agência Lusa, que cita a APED, as empresas de distribuição trabalham com mais de 8 mil agricultores e organizações setoriais nacionais, embora, por vezes, a disponibilidade dos produtos esteja dependente da sazonalidade da produção.
A APED salientou que a escolha de parceiros nacionais pode trazer várias vantagens. O melhor conhecimento das preferências dos consumidores portugueses é um fator determinante para a produção daquilo que tem mais escoamento. Por outro lado, o tempo de transporte das frutas e dos legumes é mais reduzido, o que lhes garante uma maior frescura.
A ministra da Agricultura assumiu, porém, ser necessária a regulação das relações contratuais entre produtores e distribuidores, particularmente devido aos descontos oferecidos aos consumidores nas superfícies comerciais. Posto isto, o Governo criou uma Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA), cujo objetivo é integrar os representantes dos vários setores.
Embora o primeiro relatório desta entidade, divulgado em Maio, conclua que a produção agrícola tem vindo a ter dificuldades em repercutir nos preços de venda o aumento dos custos de produção, tem sido feito um esforço para que os produtos alimentares nacionais continuem a representar uma maioria nos hipermercados.