Um sistema de navegação concebido por uma equipa da Universidade do Minho, que pode ser utilizado num telemóvel ou num aparelho GPS, permite escolher os itinerários mais verdes e saudáveis para quem se desloca no meio urbano a pé ou de bicicleta.
Um sistema de navegação concebido por uma equipa da Universidade do Minho, que pode ser utilizado num telemóvel ou num aparelho GPS, permite escolher os itinerários mais verdes e saudáveis para quem se desloca no meio urbano a pé ou de bicicleta. “Ao definir o ponto de partida e o de chegada, em vez de seguir o caminho mais curto, [o sistema] escolhe o mais saudável, a rota com menos ruído e poluição atmosférica”, explicou José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, à agência Lusa.
A plataforma informática colocada na Internet funciona a partir de um mapeamento da poluição atmosférica e do ruído observados na cidade, feito através de medições e modelos matemáticos. Os mapas elaborados distinguem níveis maiores ou menores de poluição através de diversas cores e assim são indicadas as rotas mais saudáveis a percorrer.
O grande objetivo da nova tecnologia é evitar que as populações sejam sujeitas a grandes níveis de poluição durante as suas caminhadas: “Em termos práticos, uma criança, de 10 ou 12 anos, que vai a pé para a escola e que faz diariamente um percurso de 800 metros, ao fim de um ano percorre cerca 300 quilómetros em vias urbanas com ruído às vezes acima de 70 decibéis e com cargas poluentes devido ao tráfego motorizado”, refere José Neves.
O sistema encontra-se em fase de protótipo e está a ser testado na cidade de Braga. Prevê-se que em 2011 o serviço esteja à disposição dos municípios, mas a sua comercialização ainda está a ser estudada: “no limite este serviço que é colocado na Internet pode ser pago, mas pensámos, também, vendê-lo a empresas que já produzem sistemas de navegação”.