Após o Ministério da Cultura ter proposto a criação do Museu da Viagem, instituição que seria dedicado aos descobrimentos portugueses, foi lançada a hipótese de transferir o espólio do Museu da Marinha para esse novo espaço. Os internautas reagiram e
Após o Ministério da Cultura ter proposto a criação do Museu da Viagem, instituição que seria dedicado aos descobrimentos portugueses, foi lançada a hipótese de transferir o espólio do Museu da Marinha para esse novo espaço. Os internautas reagiram e lançaram uma petição online para evitar a perda do espólio e “salvar este Museu único com mais de 150 anos”.O Museu da Marinha, sob a tutela do Ministério da Defesa, é um dos mais visitados pelos portugueses e também muito reconhecido a nível internacional, sendo o seu património considerado como um dos mais ricos do mundo.
“Este é um dos mais prestigiados museus do mundo na sua área, que conta com algumas colecções únicas – entre elas, a maior colecção de astrolábios do mundo nas mãos de uma entidade pública e uma das mais extraordinárias colecções de modelos de navios em todo o mundo”, defende o manifesto da petição (pode assinar aqui).
De acordo com o jornal i, o Museu da Marinha já planeava uma exposição sobre os Descobrimentos há cerca de quatro anos. Com a possível integração no Museu da Viagem, o projeto ficará sob alçada da nova instituição e o Museu de Marinha, como parte integrante do novo espaço dedicado às viagens, passará a responder ao Ministério da Cultura.
O presidente da Associação Portuguesa de Museus (APOM) encara com reservas a proposta do Ministério da Cultura: “Nós não viajámos, descobrimos.” João Neto considera mais apropriada a criação de um Museu dos Descobrimentos e acrescenta que “qualquer que seja o projeto apresentado, tem de ser devidamente fundamentado”, referiu ao i.