Pela primeira vez em Portugal, a mediana do tempo de espera para a realização de uma cirurgia oncológica encontra-se abaixo dos 30 dias, o período considerado como recomendado pelos médicos da especialidade. Em 2009, a lista de inscritos desceu para
Pela primeira vez em Portugal, a mediana do tempo de espera para a realização de uma cirurgia oncológica encontra-se abaixo dos 30 dias, o período considerado como recomendado pelos médicos da especialidade. Em 2009, a lista de inscritos desceu para os 3515, ao passo que o número de operações subiu para mais de 40 mil.Os dados foram revelados esta quinta-feira, num relatório apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.
“É a primeira vez, em tempos agregados anuais, que a mediana de tempo de espera para doença neoplásica e cirurgia baixa para menos de um mês”, referiu Manuel Pizarro em conferência de imprensa.
Apesar de reconhecer “com humildade” que cerca de 700 doentes foram operados após os tempos recomendados, o secretário de Estado da Saúde ressalva, ainda assim, que esses números são também inferiores em relação a anos anteriores. No total, o relatório do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC) revela que o número de operações realizadas depois do tempo adequado reduziu para menos de um terço.
Consulte aqui o relatório do SIGIC para 2009.