Durante a X Cimeira Luso-brasileira, os Governos de Portugal e do Brasil assinaram um protocolo de cooperação com a Agência Mundial Antidopagem, para reforçar o combate à dopagem no desporto. Esta é uma medida particularmente importante para o Brasil
[Foto: World Anti-Doping Agency]Durante a X Cimeira Luso-brasileira, os Governos de Portugal e do Brasil assinaram um protocolo de cooperação com a Agência Mundial Antidopagem, para reforçar o combate à dopagem no desporto. Esta é uma medida particularmente importante para o Brasil, já que em 2014 recebe o Mundial de Futebol e, apenas dois anos depois, acolhe os Jogos Olímpicos.
Os dois países irão, assim, promover iniciativas conjuntas na área da formação e da troca de informações e experiências, tendo em vista a aplicação de programas antidopagem eficazes e eficientes.
Será ainda criada a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e será reestruturado o laboratório antidoping do Rio de Janeiro que, à partida, irá colaborar com a Autoridade Antidopagem portuguesa.
“Temos tido boa relação de trabalho entre as organizações de combate ao doping de Portugal e do Brasil. Este protocolo visa intensificar essas relações e fundamentalmente apoiar no Brasil a criação da Agência antidoping brasileira, a exemplo da portuguesa, que já foi criada”, referiu o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, à agência Lusa.