A 3ª edição da Festa do Cinema Italiano, 8 1/2, chega à cidade de Lisboa. Entre os dias 21 e 29 de maio, os cinemas Medeia Monumental, Medeia King e a Cinemateca Portuguesa abrem as portas das suas salas às dezenas de produções italianas clássicas e
[Foto: “Si Può Fare”, de Giulio Manfredonia]A 3ª edição da Festa do Cinema Italiano, 8 1/2, chega à cidade de Lisboa. Entre os dias 21 e 29 de maio, os cinemas Medeia Monumental, Medeia King e a Cinemateca Portuguesa abrem as portas das suas salas às dezenas de produções italianas clássicas e contemporâneas que integram o programa do evento. O festival estende-se ainda ao Porto, Coimbra e Abrantes.
A Cinemateca Portuguesa acolhe a sessão de abertura, às 21h30: “Pugni in Tasca”, de 1965, marca a inauguração do ciclo de homenagem ao realizador Marco Bellocchio, que estará presente no evento.
Antes, vá à Festa de Abertura da Festa do Cinema Italiano. A partir das 20h30, passe pelo bar Portas do Sol, que faz paredes meias com o Castelo e Alfama e tem o Tejo nos olhos, a igreja de São Vicente a despontar, o elétrico 28 a ziguezaguear. Os Dj’s Tiago Santos e Sir Aiva garantem música para um pezinho de dança. O melhor: a entrada é livre.
Este ano, estreia-se uma nova secção: em italiana.doc, privilegia-se o melhor do cinema documental italiano e três retrospetivas.
Consulte aqui toda a programação da 3ª edição da Festa do Cinema Italiano, este ano com um número três vezes superior à exibição de filmes do ano anterior e onde estará ainda presente o controverso realizador Matteo Garrone – autor do premiado filme “Gomorra”.