A regata, que conta com cerca de 50 veleiros inscritos, traz a águas lusas veleiros de todo o mundo, assim como os seus tripulantes. Marcam presença no evento cerca de 3.000 jovens tripulantes de diversas nacionalidades, entre os quais 220 jovens portugueses.
Para além deste número estão ainda os elementos profissionais dos veleiros com bandeira nacional Sagres, Creoula, Vera Cruz e Santa Maria Manuela. Também no Navio Escola Sagres vão estar alguns jovens cadetes da Marinha Portuguesa.
Entre 19 e 22 de Julho cerca de um milhão de visitantes percorrerão o recinto de animação entre Santa Apolónia e a Praça do Comércio. Com entrada livre, o público tem a oportunidade de visitar os Grandes Veleiros, assistir a concertos e espetáculos, assim como participar em conferências e workshops sobre o Mar e sobre a cidade de Lisboa.
Destaque para o desfile das tripulações na Rua Augusta, a 20 de Julho (sexta-feira) e dos Grandes Veleiros, no dia 22 de Julho (domingo) pelas 14h00 no Rio Tejo.
Esta prova realizou-se, pela primeira vez, em 1956, edição que incluiu Lisboa como um das cidades de passagem. Desde então, dado o sucesso da regata e a atenção mediática que tem atraído, foram realizadas várias outras edições. A última vez que a cidade das sete colinas acolheu a competição foi em 2006, ano em que recebeu um milhão de visitantes.
Para aceder a mais informações clique aqui.