A CONFAGRI entrega, esta segunda-feira, em Vila Franca de Xira, 50 diplomas de formação profissional a jovens agricultores que, em paralelo à sua formação, apresentaram projetos inovadores em várias áreas agrícolas. A cerimónia conta com a presença da ministra da Agricultura, Assunção Cristas.
A atribuição destes diplomas vem na senda da aposta da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) em captar novos talentos para o setor agrícola e consolida o esforço de modernização do setor, do rejuvenescimento das empresas agrícolas e da qualificação profissional dos agricultores portugueses.
Os cursos que foram assegurados pela CONFAGRI envolveram perto de 400 jovens agricultores que, durante a formação, desenvolveram projetos inovadores, principalmente nas áreas da fruticultura, horticultura e viticultura.
Em comunicado, a CONFAGRI destaca que 40% dos agricultores agora formados possuem o ensino secundário, 29% têm o grau de bacharelato/licenciatura, 27% têm o 9º ano e 4% têm a formação pós-superior. A sublinhar ainda neste universo que 36% são mulheres e 64% são homens.
A CONFAGRI salienta ainda a importância destas ações em pleno Ano
Internacional das Cooperativas. Segundo avança o presidente Manuel dos Santos Gomes este é o momento para aumentar “a consciência da opinião pública sobre a importância das cooperativas e do seu contributo para o desenvolvimento económico e social”.
Estima-se que as cooperativas agrícolas portuguesas produzam um volume de negócios anual de 4,3 mil milhões de euros e que asseguram cerca de 14 mil postos de trabalho no país.