Foram identificados pela primeira vez em Portugal flamingos a nidificar na Lagoa dos Salgados, na região do Algarve, segundo informa a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. A registar-se o sucesso da reprodução será o primeiro caso confirmado e mais um fator decisivo para a proteção da lagoa algarvia.
As informações foram transmitidas à SPEA por um observador de aves. De acordo com o perfil de Facebook da SPEA, “são dois ninhos com ovos e um outro que não chegou a ser ocupado”. Pensa-se assim que serão três, os casais de flamingos nesta zona costeira entre os concelhos de Albufeira e de Silves.
Para Luís Costa, diretor executivo da SPEA, “ainda é cedo para dizer com certeza se teremos pela primeira vez em Portugal um caso de sucesso de reprodução de flamingos”.
Para o sucesso da nidificação dos flamingos a SPEA explica que “é imprescindível proteger o local de forma eficaz e gerir o nível de água de forma precisa, sem grandes variações, durante a época crucial da primavera” pois o ninho corre, por exemplo, o risco de afundar.
Devido às diversas populações de aves, o local preenche os critérios internacionalmente aceites para ser considerada uma Área Importante para as Aves (IBA) pela SPEA e pela BirdLife International. Como tal a SPEA defende a classificação da lagoa como Zona de Proteção Especial (ZPE).
O Flamingo (Phoenicopterus roseus), ave pernalta de cor rosa, é uma das espécies que mais chama a atenção a observadores de aves e ao público.
A espécie chegou a estar ameaçada, mas um enorme esforço de conservação em vários países resultou na recuperação das populações, que agora embelezam lagoas, salinas, estuários ou sapais do Sul da Europa e do Norte de África.
Em Portugal pode ser encontrada em zonas húmidas litorais, desde o estuário do Tejo até ao Algarve.