O biólogo português Diogo Veríssimo foi o grande vencedor do IUCN - Thomson Reuters Environmental Award 2012 com um artigo que pretendia mostrar como a crise pode ser transformada numa oportunidade.
O biólogo português Diogo Veríssimo foi o grande vencedor do IUCN – Thomson Reuters Environmental Award 2012, um prémio internacional cujo objetivo é aumentar a consciencialização ambiental e alertar para a sustentabilidade encorajando um jornalismo de ambiente de alta qualidade.
A participação no concurso é feita através da redação de um artigo que deverá focar-se na relação entre a natureza e o bem-estar da humanidade com um máximo de 450 palavras e que depois será publicado online e votado pelos cibernautas.
O artigo de Diogo Veríssimo – que apesar de biólogo é também apaixonado por ciências da comunicação – denominado “Greening the crisis: turning trouble into opportunity” ganhou com 5.352 votos, um número que a organização do concurso considerou “impressionante”.
O trabalho do português pretendia mostrar como a crise e os problemas que acarreta podem ser transformados em oportunidades, em especial através da eficiência e da luta contra o desperdício.
“Tudo aquilo de que precisamos são pequenos gestos, como utilizar a criatividade para fazer uma refeição a partir de sobras ou fechar a torneira quando lavamos os dentes”, escreveu Veríssimo. “Podemos, e devemos, tornar a crise económica uma oportunidade para promover a sustentabilidade ambiental”, salientou ainda.
O prémio foi estabelecido em 1998 pela Thomson Reuters Foundation e o International Union for Conservation of Nature (IUCN) e, em 2012, pela primeira vez, a votação decorreu na página de Facebook da IUCN. No total, foram 162 os textos recebidos, provenientes de 48 países diferentes, tendo sido registados, ao todo, 26.274 votos.
Graças à vitória, Diogo Veríssimo vai poder participar, com todas as despesas pagas, no Congresso de Conservação Mundial 2012, o mais importante na área do ambiente, que decorrerá na Coreia do Sul entre 6 e 15 de Setembro.
Clique AQUI para aceder ao artigo vencedor (em inglês) e AQUI para conhecer a página pessoal do biólogo português.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]