A iniciativa deverá estar concluída em 2014, adiantou a Agência Lusa. O objetivo desta nova aplicação é recriar “toda a experiência de interação e utilização do telefone”, através de um ‘interface’ mais simples e intuitivo para os idosos, sublinha Miguel Barbosa, diretor executivo do Instituto Fraunhofer de Portugal, sediado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade o Porto (UPTEC).
A empresa de tecnologia informática Microsoft e a empresa de telecomunicações Optimus estão ambas envolvidas no projeto e poderão, depois de concluídas os estudos, colocar a aplicação no mercado.
Os investigadores da Universidade do Porto puderam apresentar as ideias à Comissão Parlamentar para o Ensino Superior, Investigação e Cultura da Baviera (Alemanha), que esteve em visita à incubadora tecnológica da UPTEC.
O Instituto Fraunhofer é a maior organização europeia a atuar no setor da investigação de aplicações que possam resolver problemas a nível de saúde, segurança, comunicação, energia e ambiente. A sede portuguesa tem, atualmente, 55 investigadores em atividade, mas o diretor indica que o objetivo dos 100 colaboradores poderá ser atingido em breve.