Em comunicado divulgado ontem, 27 de Junho, a Secretaria de Estado da Cultura adiantou que o acordo foi realizado entre o Governo português e a Cámara Colombiana del Libro, no passado sábado.
A iniciativa, na qual participarão várias empresas nacionais de referência, é encarada por Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura, como “uma oportunidade excelente para a promoção da cultura portuguesa”.
Portugal estará presente na feira em três eixos: a venda de livros em língua portuguesa, a participação no certame de vários autores portugueses e a promoção de Portugal como destino turístico. O evento terá, ainda, dois outros setores, música e gastronomia, nos quais o nosso país assumirá, igualmente, uma presença vincada.
O programa português pretende distinguir-se pela variedade, representando o melhor da literatura, da música e da alimentação lusitana, interligando-as de modo a recriar, em Bogotá, o ambiente nacional. A participação neste evento adquire uma grande importância estratégica, uma vez que permite fomentar a economia e as relações políticas.
A Feira Internacional do Livro de Bogotá, que se realiza já desde 1988, recebeu, na passada edição, cerca de meio milhão de visitantes, tendo alcançado um lucro de, aproximadamente, 16 milhões de euros. Anualmente, entre Abril e Maio, a capital colombiana acolhe mais de 500 expositores com 100 mil obras de todo o mundo.