O concurso realiza-se no Reino Unido desde 2005, mas esta é a primeira participação de Portugal na competição internacional que tem o intuito de criar uma nova geração de comunicadores de ciência.
O concurso realiza-se no Reino Unido desde 2005, mas esta é a primeira participação de Portugal na competição internacional que tem o intuito de criar uma nova geração de comunicadores de ciência. O evento lançado pelo Cheltenham Science Festival pretende estimular o interesse pelo conhecimento científico entre o público não especializado. Este ano, o “FameLab” realiza-se pela primeira vez em Portugal, com o apoio da Ciência Viva e do British Council. A prova do concurso consiste numa apresentação que explique, de forma clara e apelativa, um qualquer tema científico em três minutos.
São 14 os países concorrentes, entre eles o Egipto, também estreante na competição.
O “FameLab” é dirigido a todos os estudantes ou trabalhadores nas áreas da ciência e da tecnologia, a partir dos 18 anos. Para a fase de pré-seleção, a decorrer até ao dia 31 de março, os concorrentes devem enviar as suas apresentações de três minutos em formato vídeo, após a inscrição no site oficial da iniciativa em Portugal.
Os vencedores de cada país participante têm direito a um lugar na final internacional do concurso, entre os dias 9 e 13 de junho, no Reino Unido.
Veja aqui o vídeo da apresentação vencedora na edição 2009 do “FameLab”.