Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 28-06]

O Porto volta a ser palco de arraiais, fogo de artifício, os tradicionais balões, martelinhos e alho porro. Para quem não pode ir à Invicta, o Boas Notícias deixa outras sugestões.
Versão para impressão
O Porto volta a ser palco de arraiais, fogo de artifício, os tradicionais balões, martelinhos e alho porro. Para quem não pode ir à Invicta, o Boas Notícias deixa outras sugestões. Em Lisboa, continuam as festas da cidade, regressa o cinema ao ar livre e há também direito a um Open Day na Tapada de Mafra. ANA SILVA

 

Lisboa

Cinema ao ar livre no Lumiar
O cinema ao ar livre regressa, pelo quinto ano consecutivo, à Quinta das Conchas, em Lisboa. Organizado em seis sessões, o CineConchas 2012 começa a 28 de Junho e termina a 7 de Julho. As sessões, sempre às 21h45, estão divididas por duas semanas, com filmes às 5ª, 6ª e Sábados. “O Artista”, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e “Entre Inimigos” são alguns dos filmes em exibição.
Saiba mais AQUI.

Próximo Futuro
A partir desta sexta-feira tem início o programa do evento “Próximo Futuro” na Fundação Calouste Gulbenkian. A Festa da Literatura e do Pensamento do Norte de África realiza-se a partir desta sexta-feira, dia 22 de Junho, até domingo, 24 de Junho. Por outro lado, até ao dia 01 de Julho, o teatro entra em cena com a peça “Breath”, da autoria do escritor irlandês Samuel Beckett, no grande auditório da Gulbenkian.
Saiba mais AQUI.

Música no Mosteiro dos Jerónimos
No âmbito da Rede de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, decorre no Mosteiro dos Jerónimos o concertos de Música Barroca, do grupo “Os Músicos do Tejo”, com a direção musical de Marcos Magalhães. O concerto acontece esta sexta-feira, dia 22 de Junho, no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 21h30. .
Saiba mais AQUI.

Fundação José Saramago
A sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, na Rua dos Bacalhoeiros, abriu, dia 13, ao público. Milhares de pessoas visitaram a sede da Fundação na primeira tarde de abertura. A entrada é gratuita até ao fim de Junho, todos os dias úteis das 10h00 às 18h00, e aos sábados das 10h00 às 14h00.
Saiba mais AQUI.

Open Day na Tapada de Mafra
É já este sábado que a Tapada Nacional de Mafra celebra o seu património com o Open Day, abrindo as suas portas a todos aqueles que nos quiserem visitar. Neste dia encontrará disponível gratuitamente uma amostra das atividades existente na Tapada: mini- circuitos de comboio, sessões de falcoaria, atelier com burros, tiro com arco, passeios de charrete, percursos disponíveis para BTT e pedestres.
Saiba mais AQUI.

Feira do Artesanato Português e Mercado Agro-Bio
Com inicio já este sábado, dia 23 de Junho, no jardim do Campo Pequeno, e decorrerátodos os sábados deste Verão. O objetivo da feira é preservar, fomentar e divulgar ofícios portugueses de sempre, sendo uma feira temática, 100% orientada para a Portugalidade. Já o Mercado Agro-Bio pretende promover o consumo de produtos biológicos portugueses aproximando este conceito do público urbano.
Saiba mais AQUI.

Festas de Lisboa
Em Junho, Lisboa cheira a arraiais, a bailaricos e, claro, a sardinhas. São muitas as atividades que acontecem na cidade das sete colinas. Fica aqui o destaque, por exemplo, dos Microbailes, todas as sextas-feiras do mês de Junho em vários locais da cidade. Consulte o programa e escolha qual a festa das sete colinas em que quer entrar.
Saiba mais AQUI.

A Sardinha é nossa
São mais de cem as sardinhas que participaram no concurso Sardinhas Festas de Lisboa’12, lançado no âmbito das Festas pela EGEAC. Na Fundação Millennium BCP – Núcleo Arqueológico, na Rua Augusta, estão em exposição as sardinhas vencedoras, as finalistas da votação pública no Facebook e algumas das mais incríveis propostas tridimensionais, construídas em vários materiais.
Saiba mais AQUI.

Santos Pop
No Jardim Móvel do Cais Sodré decorre, durante o mês de Junho, o Arraial Santos Pop. O local conta com concertos. bailes, workshpos, DJ's, VJ's e como não podia deixar de ser o verdadeiro espírito das festas da cidade de Lisboa. Esta sexta-feira, dia 22 de Junho, a música é dos Texabilly Rockets e do DJ A Boy Named Sue.
Saiba mais AQUI.

Sábado, Meia-Noite, Uma Guitarra
Como diz o nome do evento, acontece em cada sábado do mês de Junho, um concerto de guitarra portuguesa. Dia 23 de Junho, pelas 00h00, no Largo do Chafariz de Dentro, em Lisboa, assista ao concerto de José Manuel Neto.
Saiba mais AQUI.

Meo Out Jazz
O Out jazz decorre em Lisboa, até ao fim do mês de Maio. Esta sexta-feira, dia 22 de Junho, a partir das 18h00, o Jazz é na Estação de Santa Apolónia, com os Fred Martinho Trio. Já no domingo, pelas 17h00, é a vez da atuação dos Tora Tora Big Band, no Anfiteatro Keil do Amaral, no Monsanto.
Saiba mais AQUI.

30 anos de Fernando Pereira
Para celebrar os seus 30 anos de carreira, Fernando Pereira apresenta, no próximo dia 26 de Junho, a partir das 22 horas, um espectáculo especial no Casino Lisboa. Por lá “vão passar nomes incontornáveis”, na voz de Fernando Pereira como, por exemplo, Madonna, Mika, Lady Gaga, Anastacia, Roberto Carlos, António Variações, Tina Turner, Michael Jackson, David Bowie, Elvis Presley, Tony de Matos, Paulo de Carvalho, Janis Joplin ou Louis Armstrong.
Saiba mais AQUI.
 
António: De homem erudito a Santo Popular
É conhecida a devoção portuguesa, e lisboeta em particular, ao culto Antoniano. A exposição António – De homem erudito a Santo Popular, patente até ao dia 08 de Julho, no Espaço Arte da Terra, bem perto da Sé de Lisboa, mede esta devoção reunindo um vasto espólio de iconografia a associada a este culto. O acesso é livre; de terça a domingo, das 11h00 às 20h00.
 
Estimular a criatividade através da escrita
Durante o mês de junho, o Alegro Alfragide promove workshops de escrita criativa, em mais uma edição dos já habituais Cursos CulturAlegro. A inscrição é gratuita e destina-se a todos aqueles que têm um gosto especial pela arte de escrever, ou até para quem quer descobrir o mundo das palavras. Pedro Chagas Freitas estará no dia 27 de Junho, às 10h30, na Experience Box do Alegro para fomentar o gosto pela escrita e a evolução linguística e artística, de uma forma original.
 
Teatro das Compras
Este ano a IV edição do Teatro das Compras apresenta ao público performances em lojas tradicionais da baixa lisboeta num formato que resulta de uma colaboração com o escritor Gonçalo M. Tavares. Esta sexta e sábado, dias 22 e 23 de Junho, o teatro vai passar pela Casa Macário, Ourivesaria Sarmento, Damas de Copas e Conserveira de Lisboa.
Saiba mais AQUI.

Sonho de uma Noite de Verão
Esta sexta-feira, 22 de Junho, no jardim do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, entra em cena a peça “Sonho de uma Noite de Verão”, célebre comédia de William Shakespeare. A organização é do Palco Treze e a encenação é de Marco Medeiros.
Saiba mais AQUI.

Com´Paço – V Festival de Bandas de Lisboa
São cerca de quatrocentos os músicos envolvidos e que compõem as bandas filarmónicas que vão atuar este sábado, 23 de Junho, no Rossio, Jardim de S. Pedro de Alcântara e Jardim da Estrela, num leque de concertos a não perder. O Festival encerra com a atuação em conjunto, e em simultâneo, de todas as bandas participantes, no Rossio.
Saiba mais AQUI.
 
 

Porto

Noite de São João no Porto
A tradição mantém-se, embora todos os anos a intensidade da alegria seja como se fosse a primeira noite de São João. Na Invicta, este sábado, vamos ter balões, fogo de artifício, alho-porro, os martelinhos e como, não podia deixar de ser, os bailaricos. As festas ocorrem um pouco por toda a cidade do Porto. Por exemplo, na Avenida dos aliados, a partir das 22h30 é hora do Bailarico. Já na madrugada do dia 24 de Junho é a vez do “Arraial Minimal”. Antes, à meia-noite em ponto acontece o tradicional fogo-de-artifício nas margens do Rio Douro.
Saiba mais AQUI.

Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música
A Casa da Música celebra o São João com um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto, na Sala Suggia, a partir das 22h00. A entrada é livre e o levantamento dos bilhetes é no próprio dia, sendo possível até 4 bilhetes por pessoa.
Saiba mais AQUI.
 
Tai-Chi ao ar livre
Este sábado e domingo, dias 23 e 24 de Junho, decorrem sessões livres de Tai-Chi nos Jardins do Palácio de Cristal (junto à concha acústica). No sábado a aula tem inicio às 11h00 e no domingo às 10h00.
Saiba mais AQUI.

PortoCartoon – Festa da Caricatura
O PortoCartoon-World Festival, um dos três principais do mundo, reúne em 2012 mais de 350 obras selecionadas de mais de 2000 peças, de centenas de artistas de todos os continentes. A exposição pode ser vista este domingo, dia 24 de Junho, no Museu Nacional da Imprensa, entre as 15h00 e as 19h00.
Saiba mais AQUI.

Optimus Clubbing DJ
A Casa da Música recebe mais uma vez a noite Clubbing, que acontece esta sexta-feira, 22 de Junho, a partir das 23h00. A entrada nas salas custa €10 mas a música Bares 1 e 2 têm entrada livre. A atuação é da responsabilidade dos The Why Radio, que vão rondar a música soul, funk, beat, garage jazz, entre outras.
Saiba mais AQUI.

Serralves em Família
Como vem sendo hábito, os domingos na Fundação Serralves são para a família, isto é, pequenos e graúdos. A partir das 11h00 começa o “Percursos dos Repteis no Parque”, que se traduz numa  oficina que aborda as principais características deste grupo (escamas, fecundação interna, ovos com casca). Mais cedo, com início pelas 10h00, e a durar todo o dia, a oficina dos “Misteriosos Répteis”, pretende conhecer algumas espécies de répteis que habitam o Parque.
Saiba mais AQUI.
 

Norte

Urbiana – Festival de Cultura Urbanas
De 22 a 24 de junho o Urbiana, Festival de Cultura Urbanas está no centro de Viana do Castelo com muitas atividades culturais como concertos, exposições de obras de diversos artistas plásticos, uma feira vadia e animação de rua. A atuar estão os Orelha Negra, Macacos do Chinês, Noiserv ou Throes+The Shine. Já nas artes plásticas o evento conta com a presença de Isaque Pinheiro, Volker Schnüttgen e Manuel Santos Maia.
Saiba mais AQUI.

Martelões da Família Calhau no São João
Em Vila Pouca de Aguiar, capital do granito, o S. João comemora-se sob o desígnio da pedra, recriando tradições seculares. A organização traz à vila a simpática família Calhau, o seu dinossauro de estimação, o carro com rodas de pedra e, como não poderia deixar de ser, martelões de pedra. Juntamente com as gentes da terra, em especial os miúdos devidamente trajados, a família Calhau participa, dia 24 de junho, no arrastão da grande pedra, que no ano passado envolveu mais de 20 mil pessoas. Certamente a não perder.

Matemática no Braga Parque
“Braga e a Imagem da Matemática” é a exposição patente no Braga Parque, até ao dia 30 de Junho. A mostra conta com 20 trabalhos fotográficos resultantes da quarta edição do concurso homónimo promovido pela Escola Profissional de Braga (EPB) para estimular a criatividade e a relação dos estudantes com a Matemática no quotidiano.
Saiba mais AQUI.

Exposição Devir Menor
A cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura de 2012, acolher a partir deste sábado a exposição “Devir Menor” que inclui obras sobre a América Latina. Baseada num conceito que remete para a obra de Franz Kafka, “Devir Menor” resulta de uma pesquisa híbrida entre a arquitetura, a teoria crítica e a prática da materialidade, procurando diagramar projetos e processos de trabalho de arquitetos e coletivos situados no contexto da Ibero-América. A exposição patente na Sociedade Martins Sarmento está disponível ao público até ao dia 19 de Agosto.
Saiba mais AQUI.

II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
A Fundação Cupertino de Miranda organiza, até 24 de junho, o II Festival Internacional de Polifonia Portuguesa que leva a música dos séculos XVI e XVII ao cenário de algumas das mais importantes igrejas barrocas do Minho. Cada concerto é antecedido de uma visita guiada à igreja onde o mesmo acontece. De 21 a 24 de junho, esta mostra conta com a participação da Cappella Musical Cupertino de Miranda e do Organista Lugder Lohmann.
Saiba mais AQUI.
 

Centro

Convento de Cristo com música barroca
No âmbito da Rede de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, decorre no Convento de Cristo, em Tomar, o concerto de Música Barroca, do grupo “Os Músicos do Tejo”, com a direção musical de Marcos Magalhães. O concerto acontece este sábado, dia 23 de Junho, no Convento de Cristo, pelas 16h00.
Saiba mais AQUI.

Feira do Livro Infantil
Até ao dia 25 de Junho decorre no Museu do Canteiro, em Alcains, Castelo Branco, a Feira do Livro Infantil. Estão representadas várias editoras especializadas em literatura infantil, que vão proporcionar aos mais pequenos momentos mágicos com muitas histórias.

Feira Anual de São João
Até 24 de Junho, no Parque Municipal de Exposições e nas ruas do centro da cidade de Lousã, acontece a Feira Anual de São João. O evento conta com muita animação como por exemplo, no sábado, a partir das 21h00 acontece o desfile das Marchas São-joaninas. O melhor mesmo é consultar o programa.
Saiba mais AQUI.

Exposição: “Eduardo Souto de Moura – Trabalhos”
Até ao dia 03 de Julho, está patente no Mosteiro de São Jorge de Milréu, Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra, 50 trabalhos de Eduardo Souto de Moura realizados para concursos lançados nos últimos 31 anos (1979-2010), onde se verifica como existe um método de trabalho no qual se apoia a construção da proposta.
Saiba mais AQUI.

“Teatro de Aguarelas”
Está patente até ao dia 29 de Junho, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de aguarela de Artur Franco – “Teatro de Aguarelas”. Artur Franco tem desempenhado um importante papel no registo pictórico das nossas aldeias, cidades e gentes, quer através da expressão a óleo, quer discorrendo o seu sentir através da aguarela.
Saiba mais AQUI.
 

Sul

Cinema na Casa Bocage
O documentário “Orquestra Geração”, dos realizadores, Filipa Reis e João Miller Guerra, é exibido esta quarta-feira, dia 27 de Junho, às 21h30, na Casa Bocage. O documentário aborda a entrega de cinco jovens a um projeto musical que acaba por ultrapassar o contexto de ensino de uma escola pública e se torna num apoio imprescindível à vida do grupo. Já no dia 28 de Junho, a fita intitula-se “Sandro G em Documentário”, do realizador Tiago Câmara, que também comenta o filme em que aborda a ascensão de um rapper açoriano e como a obra dele foi aproveitada por uma editora.

Coro paroquial norte-americano e cante alentejano em Monsaraz
O The First Parish Choir, de Brunswick (Maine – Estados Unidos da América), atua este sábado, 23 de junho, pelas 19h00, no Largo D. Nuno Álvares Pereira, na vila medieval de Monsaraz. O concerto organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz conta com a participação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. O The First Parish Choir inclui 31 cantores que interpretam músicas de Haydn, de Jane Marshall, da comunidade americana Shaker, espirituais e canções portuguesas.
Saiba mais AQUI.

Baile de Danças Tradicionais
Este sábado, 23 de Junho, no palco exterior do Centro Cultural de Redondo, pelas 21h30 a música pertence a Celina da Piedade que canta para o público dançar, acompanhada do seu acordeão. Celina da Piedade no acordeão e voz, acompanhada por Leónia de Oliveira, monitora de dança, influencia o Baile de Danças Tradicionais, um encontro em torno de danças populares de toda a Europa.
Saiba mais AQUI.

Exposição dupla em Serpa
A exposição “Bonecas entre Páginas, de Paula Estorninho e a mostra de fotografia “Depois do Pátio Azul”, de Rui Cambraia estão patentes, a partir do dia 01 de junho, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa. A dupla mostra está patente até 31 de Junho, de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

Cinema Grátis no Ria Shopping
O Centro Comercial Ria Shopping, em Olhão, oferece sessões gratuitas de cinema aos mais novos todos os domingos, pelas 11h00. Este domingo, dia 24 de Junho, o filme em exibição “Shrek Forever”.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Fotografia de Fausto Napier
Fausto Napier, o primeiro fotógrafo de Albufeira e único durante décadas, tendo fotografado diversos acontecimentos que marcaram uma época e várias gerações de albufeirenses, apresenta ao público o resultado das suas objetivas fotográficas. A exposição está patente no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira até ao final do mês de Junho.
Saiba mais AQUI.

Exposição “A guitarra portuguesa”
Até Setembro, está patente a exposição “A Guitarra Portuguesa”, no Museu de Portimão, que dá a conhecer os processos de construção deste instrumento musical, servindo como homenagem aos principais mestres guitarreiros de Portugal como, Álvaro da Silveira ou Manuel e Óscar Cardoso.
Saiba mais AQUI.
 

Ilhas
 

Madeira

Exposição: Reservas da Biosfera da UNESCO
A exposição ” As Reservas da Biosfera da UNESCO: a importância da Reserva da Biosfera de Santana” que contém trabalhos de alunos de escolas de toda a ilha. Os trabalhos estão patentes em exposição no Centro Cívico de Santana até o próximo mês de Julho, seguindo depois para uma exposição itinerante que irá ao Continente e Açores através da Comissão Nacional da UNESCO.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close