Fazer um cruzeiro pelo Rio Douro, degustar francesinhas, tripas à moda do Porto ou Bacalhau à Gomes de Sá são apenas alguns dos desafios que o novo guia interativo da cidade Invicta propõem aos utilizadores.
Fazer um cruzeiro pelo Rio Douro, degustar francesinhas, tripas à moda do Porto ou Bacalhau à Gomes de Sá são apenas alguns dos desafios que o novo guia interativo da cidade Invicta propõem aos utilizadores. Lançado esta semana, o TravelPlot já está a seduzir turistas de várias partes do mundo.Os “viajantes” que chegarem ao final desta caça ao tesouro interativa da cidade do Porto, vencendo todas as provas, ganham a taça de Baco, que contém as propriedades mágicas do vinho, e moedas de ouro que Portugal ganhava na época dos Descobrimentos pela venda de vinho do Porto, explicou a mentora do projeto, Soraia Ferreira, na cerimónia de apresentação do projeto, que decorreu esta semana, em Gaia, a bordo de um barco rabelo
“O 'TravelPlot' é um guia turístico não convencional, ou seja, através de uma caça ao tesouro estamos a convidar as pessoas a conhecerem a cidade do Porto, não só os seus monumentos, mas também a sua gastronomia, o vinho do Porto ou o Rio Douro através do cruzeiro”, acrescentou a responsável.
TravelPlot Porto apoia ala pediátrica do Hospital de S. João
O TravelPlot Porto nasceu há três anos no âmbito de uma tese de doutoramento em “Media Digital” da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem também um cariz de responsabilidade social, com parte das receitas do tesouro a reverter para a construção da ala pediátrica do Hospital de S. João.
O guia turístico interativo apresenta 42 localizações, como por exemplo a Casa do Infante, Mercado do Bolhão, Monumento aos Tripeiros ou Monumento evocativo do desastre da Ponte das Barcas, e tem um protagonista — o Peter — que anda à procura do tesouro, e um antagonista “Filipe”, referência ao domínio dos Filipes.
Os turistas podem ter acesso ao serviço TravelPlot Porto através de redes sociais como o Twitter ou Facebook, aplicação para iPhone, um mapa convencional ou através do site oficial do guia interativo.
A resposta internacional tem sido muito positiva, designadamente na rede do Twitter onde o TravelPlot tem seguidores de todo o mundo. E o caráter inovador da aplicação já chamou a atenção no estrangeiro: “Tivemos agora um convite para ir a Nova Iorque apresentar o projeto”, adianta Soraia Ferreira.
Clique AQUI para visitar o Facebook do projeto e AQUI para aceder ao site.