Samantha Harris tem 19 anos e é apenas a segunda modelo de origem aborígene a surgir na capa da revista Vogue. A jovem vai ser o rosto da edição australiana de junho e espera mesmo ser a primeira supermodelo aborígene na Austrália: “A minha herança aborígene é muito importante. Quero ser um exemplo para outras raparigas indígenas que desejam ser modelos”.
Em 1993, Elaine George foi a primeira modelo aborígene a aparecer na capa da prestigiada publicação de moda. No entanto, Samantha é a primeira a ser considerada como uma possível aposta a nível internacional, tendo já participado na London Fashion Week e realizado trabalhos em Nova Iorque, Nova Zelândia e Taiti.
Na semana de moda da Austrália, Samantha desfilou com as criações de 18 estilistas distintos e acredita-se que as casas italianas Prada e Balenciaga tenham já abordado a jovem.
“Passei a infância a tentar perceber se teria de ter cabelo loiro e olhos azuis para poder competir ao lado das grandes modelos; por isso, estou orgulhosa de que uma jovem com a minha aparência tenha conseguido vencer no universo da moda”, afirmou Samantha ao jornal The Independent.
Este poderá ser o ponto de viragem no universo da moda que, até ao momento, pouco tinha evoluído na aceitação de modelos de origem aborígene.
Samantha pretende mudar-se para Nova Iorque no final deste ano, com o objetivo de expandir os seus horizontes e garantir o sucesso da sua carreira num mundo cada vez mais competitivo.