A 11 de Junho de 1982, a aventura do pequeno extraterrestre que se perde da sua nave e acaba por se tornar amigo de três crianças humanas chegou aos cinemas comovendo espetadores um pouco por todo o mundo. Para assinalar a data, o filme será reeditado, em Outubro, em formato blu-ray.
Este é um dos filmes mas famosos da história do cinema, tendo, no ano de estreia, arrecadado nove nomeações para os Óscares, cerimónia na qual conquistou quatro prémios: melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros, melhor som e banda sonora original, composta pelo mestre John Williams.
Mas o mais curioso desta história, é que, de acordo com o argumento original, “E.T. – O Extra-Terrestre” deveria ser um filme de terror sobre extraterrestres muito perigosos. Até o dedo luminoso de E.T. que, no filme, espanta o pequeno Elliott, seria, na história original, uma luz assassina.
No entanto, Spielberg acabou por mudar de ideias e apostar num filme onde os seres de outros planetas tinham intenções amistosas, como aliás já tinha feito no filme “Encontros Imediatos de Terceiro Grau”, de 1977.
Apesar de já terem passado 30 anos desde a sua estreia, a ternura de E.T. continua a conquistar espetadores em todo o mundo, sobretudo depois de ter sido reeditado em 2002.
No entanto esta reedição causou alguma polémica devido às alterações implementadas, por exemplo, ao nível dos efeitos especiais. Por isso, a edição em blu-ray com que a Universal vai assinalar o 30º aniversário do filme vai manter-se fiel à versão original de 1982.
Atualmente, o filme integra a lista do American Film Institute onde figuram as 100 melhores longas-metragens de Hollywood, ocupando o 24º lugar. Em 1º lugar, está o mítico “Citizen Kane”, de Orson Welles.