Nove das 20 empresas portuguesas cotadas em bolsa apresentaram ganhos superiores a 10%. A PT foi a empresa que registou maiores ganhos com as acções a somarem 18,27% para os 7,69 euros. O BCP, outra das empresas cotadas no PSI20 português, somou um ganho de 13,2% para os 0,72 euros por acção.
A euforia na bolsa ocorreu também em Madrid com o principal indicador, o Ibex 35, a valorizar 14,43% e a recuperar em uma hora as perdas da semana passada.
Para se ter uma noção da dimensão do plano aprovado pela União Europeia, Frederico Antão, ´trader´ do Banco Bic explicou ao jornal Económico que só o montante disponibilizado pelo Tesouro norte-americano no âmbito do TARP (Troubled Asset Relief Program) é de 545 mil milhões de euros.
Também o gestor de activos do Banco Carregosa, Rui Bárbara, destaca a dimensão do plano: “Cobre, por exemplo, as necessidades de financiamento de Portugal e de Espanha, durante três anos”.
Esta terça-feira, Lisboa arrancou a sessão no vermelho, a corrigir dos fortes ganhos de ontem. A sessão de hoje está a ser marcada por grande volatilidade. Mas também por grande liquidez: já foram negociadas 46 milhões de acções.
[notícia sugerida pela utilizadora Joana Pereira]