O reconhecimento público derivou do contributo do sociólogo para o conhecimento científico universal. Enquanto diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos tem desenvolvido investigações cujas conclusões promovem a cultura jurídica universal.
Esta não é, no entanto, a primeira honra conquistada. De acordo com o comunicado divulgado ontem pela instituição portuguesa sob a sua direção, o sociólogo alcançou, no mês de Março, o prémio “Sócrates” pela Faculdade de Direito da Universidad de los Andes, em Bogotá, na Colômbia.
As honras conquistadas em 2012 vêm enriquecer o já extenso currículo de Boaventura de Sousa Santos, no seguimento de outros prémios internacionais que venceu nos últimos anos. A situação vem reforçar a sua posição como um dos cientistas sociais portugueses com maior projeção internacional.
Atualmente, Boaventura de Sousa Santos encontra-se a coordenar a mais recente investigação do Centro de Estudos Sociais. O novo projeto, cuja conclusão está prevista para 2016, é financiado pelo European Research Council e pretende promover novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]