Dois jovens músicos portugueses encheram ontem a Sala Rakhmaninov do Conservatório de Moscovo, uma das mais conhecidas entre os amantes de música clássica na capital russa.
Dois jovens músicos portugueses encheram ontem a Sala Rakhmaninov do Conservatório de Moscovo, uma das mais conhecidas entre os amantes de música clássica na capital russa. O pianista Pedro Emanuel Pereira e o violinista Álvaro Pereira tocaram no âmbito do X Festival Internacional de Música “Universos do Som” e apaixonaram o público.
A primeira parte do espetáculo foi dedicada à obra de Brahms, que, segundo disseram os artistas à agência Lusa, foi escolhida “como síntese das referências musicais do século XIX”. A segunda parte ficou reservada para peças musicais curtas, “esboços” do compositor estoniano Arvo Part e dos portugueses António Fragoso e Joly Braga Santos.
Para o encerramento do concerto, os jovens músicos, que estudam na Rússia, interpretaram obras de Dmitri Shostakovitch. “Trata-se da nossa homenagem ao grande compositor russo”, afirmou Álvaro Pereira.
Natural de Guimarães, Álvaro Pereira, de 25 anos, frequenta o Conservatório Rimski-Korsakov de São Petersburgo e prepara-se para uma carreira de solista, tendo já no seu currículo a participação em muitos concertos na Rússia.
Já Pedro Emanuel Pereira, oriundo da mesma cidade, tem apenas 21 anos e frequenta o Conservatório Tchaikovski de Moscovo. O pianista tem conquistado numerosas distinções em competições nacionais e internacionais, sendo assiduamente convidado a participar em diferentes festivais de música na Europa.