Depois de uma ação semelhante em Lisboa, mas recorrendo ao símbolo da sardinha, chegou a vez do Porto começar a preparar os 100 anos de São João. Sob o mote “A chuva de S. João bebe o vinho e come o pão…e já agora desenha um martelão”, a Fundação da Juventude aliou-se ao Millenium BCP na organização de uma prova que pretende descobrir o martelo mais original.
Qualquer pessoa poderá participar, independentemente da idade e da nacionalidade, e os projetos podem ser desenvolvidos de forma individual ou coletiva. Existe um limite de três participações por candidato e algumas normas a respeitar, entre as quais a dimensão do martelo e o seu formato típico, para que não se confunda com qualquer outro martelo.
Desde cartolinas a materiais tridimensionais até técnicas digitais, o método de criação fica ao critério de cada um. As propostas finais deverão ser entregues até dia 11 de Junho e, a partir dessa data, o concurso dos martelinhos divide-se em três fases.
Na primeira etapa são selecionados os três melhores trabalhos, entre 300 finalistas, premiando os 1º, 2º e 3º lugares com 2.500, 1.500 e 1.000 euros, respetivamente. A segunda fase será desenvolvida via Facebook, onde se processará uma votação pública para escolher um novo vencedor da lista das 300 propostas, sendo o trabalho mais votado premiado com 500 euros.
A última etapa do concurso passa por escolher as 150 propostas mais votadas no Facebook para integrar uma exposição do Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, no âmbito das festas da cidade deste ano. Os vencedores deverão ser anunciados entre os dias 18 e 19 de Junho.
Para aceder a mais informações clique aqui.