O grupo de alunos da Escola Secundária com 2º e 3º Ciclo Manuel Fernandes recorreu a um doce tradicional de origem conventual, a tigelada de Rio de Moinhos, para concorrer à prova organizada pela instituição francesa ONISEO – AGEFA PME. A participação na prova partiu da iniciativa do Projeto de Integração, Educação e Formação que (PIEF) ajuda jovens problemáticos.
Segundo a Agência Lusa, o objetivo do concurso era promover um produto regional da forma mais original e criativa possível. O grupo português recorreu à tecnologia como suporte de promoção, criando um blogue e um videoclip (com música e letra em registo hiphop) onde salienta as qualidades do doce em questão, dando especial destaque ao fabrico artesanal.
Dos candidatos ao prémio faziam parte outras 33 escolas vindas de 15 países europeus distintos, das quais quatro se sagraram vencedoras, juntamente com a turma de Abrantes. A recompensa, uma viagem de 10 dias a Paris, poderá ser desfrutada ainda este mês pelos cinco liceus triunfantes.
O êxito da iniciativa de Abrantes vem incentivar os jovens problemáticos e provar que, quando acompanhados, são capazes de trabalhos bem-sucedidos. A equipa lusa deverá receber o prémio na cerimónia ONISEP, agendada para 28 de Junho no Palácio dos Congressos, em Paris, França.