A portuense Praça de Lisboa é o local que vai dar lugar ao “Passeio dos Clérigos”, espaço financiado pelo investimento da UrbaClérigos no valor de sete milhões de euros. De acordo com a Agência Lusa, o topo da praça, que já albergou um mercado e um centro comercial, foi transformado numa praça de oliveiras.
A espécie arbórea centenária veio do Alentejo e está já instalada em canteiros numa área de três mil metros quadrados. Estas oliveiras funcionam como ponte de ligação entre o passado e o futuro, representado pelos edifícios construídos desde o século XVIII até ao século XXI.
A construção de um espaço comercial exterior é outra das iniciativas da obra. Para tal, os Clérigos e a Rua das Carmelitas estão ligados por um novo acesso onde funcionará uma galeria semelhante à famosa Vittorio Emanuele de Milão. Para se evitar que as condições atmosféricas perturbem a afluência à galeria, mas mantendo a sensação de se estar na rua, decidiu-se que a cobertura seria feita com vidro.
Ao todo são 18 os espaços comerciais a coexistir com a área das oliveiras, na praça que se pretende transformar numa área destinada ao usufruto público e à realização de eventos.