O grupo português foi composto por eurodeputados e ex-jogadores, nomeadamente Pedro Mendes e Neno. No torneio participaram equipas de 15 países da União Europeia, uma seleção de funcionários do parlamento e outra de jornalistas, sendo que a final foi disputada entre esta última e a equipa nacional.
De acordo com a Agência Lusa, a prova foi também aproveitada como meio de promoção a Guimarães, Capital Europeia do Desporto 2013. O campeonato decorreu na Praça Simone Veil, em frente ao Parlamento Europeu, seguido da entrega dos troféus, um dos quais dirigido a Pedro Mendes enquanto melhor marcador do torneio.
No final do evento, José Manuel Fernandes, eurodeputado do PSD e capitão da equipa portuguesa, salientou a importância da vitória, declarando que “ficou provado que quem acredita pode conseguir”. Pedro Mendes reforçou a ideia do deputado, encarando a conquista do título como um incentivo para que a seleção das quinas consiga “ir mais longe” no Euro 2012.
Esta foi a primeira prova desportiva do género na história do Parlamento Europeu e da União Europeia. Organizado com o intuito de fomentar o desporto e o fair-play, o Torneio Europeu de Futebol 2012 foi inaugurado pelo pontapé de saída do presidente do Parlamento, Martin Schulz.