As sessões de caráter social, cultural e recreativo partiram do núcleo da Esclerose Múltipla e das nove delegações espalhadas por todo o país. A abertura das comemorações é feita com uma sessão dedicada à importância do exercício físico, nomeadamente através de um DVD com exercícios indicados para quem sofra da patologia.
O dia contará, também, com atuações da fadista Ana Moura, madrinha da instituição, e de Ana Bacalhau e Zé Pedro, integrantes do grupo musical português Deolinda. As interpretações integram-se numa das sessões mais esperadas, aquela onde será inaugurada a exposição “Fernando E(sclerose) M(últipla) Pessoa”.
Os trabalhos de pintura desta mostra foram realizados pelos utentes do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e dão conta da personalidade portuguesa que, independentemente da doença, se afirmou no mundo da escrita.
Do programa fazem ainda parte a declamação de poemas ao som de uma guitarra portuguesa, uma possível apresentação de danças de salão e uma aula de Tai-Chi. O evento termina às 18h30, não sem antes ser servido um lanche a todos os participantes e convidados.