Uma parte da famosa macieira que inspirou Isaac Newton está prestes a deixar a gravidade para trás. Uma lasca da árvore da qual caiu a maçã que inspirou o cientista britânico a descobrir a lei da gravidade vai viajar no vaivém espacial Atlantis.
Uma parte da famosa macieira que inspirou Isaac Newton está prestes a deixar a gravidade para trás. Uma lasca da árvore da qual caiu a maçã que inspirou o cientista britânico a descobrir a lei da gravidade vai viajar no vaivém espacial Atlantis. O astronauta norte-americano de origem britânica Piers Sellers vai levar consigo um objecto muito especial quando o vaivém Atlantis partir em mais uma missão, na próxima sexta-feira, dia 14: uma lasca de dez centímetros da árvore de onde caiu a maçã que inspirou Sir Isaac Newton a descobrir a teoria da gravidade, há quase 350 anos.
“Vou levá-la para órbita e deixá-la flutuar um bocado, o que deve confundir Newton”, disse Sellers numa entrevista à AP. A lasca da macieira é propriedade da Royal Society, de Londres.
“É da mesma macieira, daquela para onde ele estava a olhar quando a maçã caiu e ele teve a ideia”, afirmou Sellers, referindo que a academia de ciências lhe tinha garantido a autenticidade da peça. “Tem escrito numa letra muito antiga do século XVIII IS.Newton”, acrescentou.
Depois da missão de 12 dias, o pedaço de madeira será devolvido à Royal Society, que no início do ano divulgou online o documento do século XVIII que detalha o relato de Newton do famoso episódio (que ocorreu em meados da década de 1660).
“Foi causado pela queda de uma maçã, quando se sentava num estado de espírito contemplativo. Porque é que aquela maçã caía sempre de forma perpendicular ao chão, pensou… Porque é que não caía para o lado ou para cima? Mas sempre para o centro da Terra? De certeza que a razão é que a Terra a atrai. Deve haver um poder de atracção na matéria”, escreveu no documento William Stukeley contemporâneo e amigo de Newton.
Sellers leva também na viagem uma bandeira dos Jogos Olímpicos de 2012, que vão realizar-se em Londres.