Os anfíbios vivem “com os horários trocados, sendo a maioria demais dinâmica ao crepúsculo ou à noite”, refere a organização do evento. Por isso, a sessão de observação consiste numa saída noturna, a partir das 21h30, com ponto de encontro no Convento de Santa Cruz do Buçaco.
A atividade pretende dar a conhecer as 10 espécies de anfíbios, das 17 ocorrentes em Portugal, que a Mata Nacional do Buçaco alberga.
A saída noturna será orientada por Milene Matos, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
Os anfíbios são animais importantes para o equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que “integram diversas cadeias alimentares, controlam pragas prejudiciais e intervêm ativamente no ciclo dos nutrientes”, avança a organização. São também indicadores da qualidade ambiental, por serem extremamente sensíveis e vulneráveis.
A Fundação Mata do Buçaco é a entidade que tem a seu cargo a gestão integrada do património florestal, histórico, cultural, religioso e militar da Mata Nacional do Buçaco.
Os interessados em participar no workshop – que tem o custo de cinco euros – devem inscrever-se previamente através do email atividades@fmb.pt ou do número telefone 231 937 00.
Clique AQUI para aceder ao cartaz das próximas atividades.