A partir do próximo ano, os habitantes de Tallinn, capital da Estónia, poderão utilizar de forma totalmente gratuita os transportes públicos.
A partir do próximo ano, os habitantes de Tallinn, capital da Estónia, poderão utilizar de forma totalmente gratuita os transportes públicos. A medida, inovadora a nível europeu, foi levada a referendo nacional e aprovada por 75% da população, devendo entrar em vigor em 2013.
Segundo informações avançadas pela BBC, os objetivos da iniciativa são incentivar a utilização dos transportes públicos, nomeadamente dos autocarros e dos elétricos, dar aos mais carenciados acesso à rede de transportes e tornar a capital da Estónia a mais ecológica da Europa.
Uma vez que, atualmente, as receitas obtidas com as tarefas e passes apenas pagam um terço do custo total do transporte, sendo o restante subsidiado pelo Estado, o Governo decidiu avançar para a comparticipação integral do custo da utilização do sistema de transportes públicos.
O presidente da Câmara Municipal de Tallinn, Edgar Savisaar, salientou o facto de esta ser “a primeira cidade europeia a dar este passo, o que poderá ser o início de um movimento verde na Europa”. Porém, a medida tem sido reprovada por várias personalidades do país, que receiam que a mudança leve à diminuição da qualidade do transporte e até à falta de investimento público na rede.
A verdade é que a alteração agrada à grande maioria dos habitantes e está até a inspirar países vizinhos. Não muito longe, o governo da Letónia já fez saber que, caso a adoção deste método seja bem sucedida, irá também implementá-lo em Riga.