Se tudo correr bem, os ovos que se encontram na varanda da família, vigiados de perto pelos falcões Margarida e Zuzu, devem eclodir nos próximos dias, segundo se lê no página do Facebook Janela Falcão, que está a ser atualizada com informação do ninho.
A família que recebeu os falcões, explica que as aves estiveram a estudar a floreira durante cerca de um ano, até tomar a decisão de a adoptar como ninho.
Zuzu e Margarida são falcões peneireiros, espécie que pode atingir mais 40 centímetros de envergadura e pesar até 200 gramas. Estas aves alimentam-se de pequenos animais como lagartixas, ratos e insetos.
Segundo a Informação que tem sido publicada na Janela Falcão, os dois futuros pais mostram-se muito dedicados ao ninho e partilham democraticamente as tarefas, fazendo turnos na busca de alimento e na hora de chocar os ovos.
Quem quiser pode acompanhar em tempo real a atividade deste casal de rapina através da webcam que foi instalada no local (clique AQUI para aceder), ou então consultar o Facebook Janela Falcão para aceder a fotos e outras informações.
Esta raça de falcões é bastante comum no espaço urbano e há na internet registo de outros ninhos que foram formados em Lisboa e cujos ovos chegaram a eclodir. Em 2008, a dona de um apartamento no Prior Velho chegou mesmo a colocar vários vídeos no Youtube (ver vídeo no link acima) que acompanham um outro casal de Falcões e os seus ovos, até depois do nascimentos dos bebés.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Maria Manuela Mendes]