Durante o ano de 2009 o programa de reciclagem da Quercus recolheu cerca de 20 toneladas de rolhas de cortiça, um número que a associação ambientalista espera aumentar em 50% ao longo deste ano.
Durante o ano de 2009 o programa de reciclagem da Quercus recolheu cerca de 20 toneladas de rolhas de cortiça, um número que a associação ambientalista espera aumentar em 50% ao longo deste ano. Depois de recolhidas num dos 150 pontos espalhados pelo país, as rolhas seguem para o único centro de reciclagem autorizado para este fim no nosso país. Estes 150 pontos encontram-se distribuídos por todo o território nacional, nos hipermercados Continente, supermercados Modelo e nos centros comerciais Dolce Vita.
Pedro Sousa, da Quercus, explicou à agência Lusa que as rolhas recicladas têm utilizações muito diversas, desde “a produção de revestimentos, isolamentos térmicos e acústicos até à produção de peças automóveis, indústria de calçado ou indústria aeronáutica”.
A Quercus está a desenvolver ações de recolha de rolhas e de sensibilização junto de escolas e de cerca de 60 autarquias, disponibilizando para o efeito contentores específicos.
Entre os objetivos do programa, chamado “Green Cork”, está “a proteção do montado de sobro, um dos ecossistemas mais ricos da Europa e o único verdadeiramente original em Portugal”.
“Todo o dinheiro obtido com a matéria-prima das rolhas que entram no reciclador é doado à Quercus para reflorestar o país com espécies autótones”, realçou ainda Pedro Sousa.
Os sobreiros estão protegidos em Portugal por legislação específica que proíbe o seu abate e substituição por outras espécies.