72 vinhos portugueses conquistaram prémios num dos mais prestigiados concursos internacionais de vinhos – Vinalies Internationales – que decorreu em Paris, França, entre 2 e 6 de Março. Portugal foi um dos países mais premiados no troféu – apenas superado pela França (448 troféus) e pela Suíça (81 troféus) – e conquistou um dos troféus mais ambicionados do concurso.
O concurso premiou 1008 vinhos, entre os 3900 concorrentes de vários locais do mundo. Portugal conseguiu arrecadar 18 medalhas de ouro e 54 de prata.
Portugal conquistou um dos maiores prémios do concurso, na categoria “Vins de Liqueur”, através do vinho Moscatel Roxo 2009, produzido por Xavier Santana da Península de Setúbal.
A região vitivinícula da Península de Setúbal foi a região portuguesa mais premiada, com 21 troféus Vinalies. Também os vinhos do Porto estiveram em destaque, ao arrecadarem 9 das medalhas de ouro.
O concurso Vinalies Internationales é organizado anualmente pela União dos Enólogos de França sob os parâmetros da Organização Internacional da Vinha e do Vinho. Do júri fazem parte cerca de 100 profissionais do setor de todo o mundo.
Para aceder a todos os resultados, aceda à página oficial do concurso, AQUI.
[Notícia sugerida por Isabel Machado e Maria Manuela Mendes]