A ciclovia não está prevista no âmbito do Polis Litoral Ria Formosa, mas vai permitir que os cidadãos de Faro deixem o carro na cidade e levem a bicicleta para a praia, quando a entrada de viaturas particulares estiver interdita na zona.
A circulação de automóveis particulares na Praia de Faro (Península do Ancão) estará proibida durante os meses de Verão, de acordo com o Plano de Pormenor da Praia de Faro, que está a ser executado pelo Polis, estando já prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura/Vila Real de Santo António.
A futura ciclovia vai começar no Teatro Municipal das Figuras e segue pela orla da ria, contornando o aeroporto a nascente, até ao parque de estacionamento exterior à Ilha de Faro, disse à Lusa o presidente da câmara de Faro, Macário Correia.
O autarca escusou-se a avançar prazos para a execução da obra afirmando que, por agora, “há dinheiro para avançar com o projeto, depois se verá”, mas confessou que poderá levar “pelo menos uns dois anos.”
A entrega de propostas referentes ao projeto termina a 14 de Março e o valor base do procedimento é de 25 mil euros. Parte do troço da ciclovia ficará inserida no futuro Parque Ribeirinho de Faro, cujo concurso para a empreitada e fiscalização foi recentemente lançado pela Sociedade Polis Ria Formosa.
O projeto definido para o Parque Ribeirinho compreende uma primeira fase de requalificação e valorização do espaço público e numa segunda fase contempla a interligação dos percursos pedonais do parque à Ecovia do Algarve, com ligação à Ilha de Faro.
A nova ponte de acesso à praia de Faro terá uma faixa de sentido alternado para circulação automóvel, uma para bicicletas e outra para peões. A estrada de acesso à praia será totalmente requalificada com a introdução de uma faixa pedonal e ciclável, articulada com o estacionamento.
Embora seja conhecida como 'Ilha de Faro', esta extensão de praia é na realidade parte da Península do Ancão, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro e está integrada na zona protegida da Ria Formosa.