A Embaixada da Rússia em Portugal doou à Cinemateca Portuguesa 400 filmes russos maioritariamente produzidos no tempo da antiga União Soviética.
Em declarações à agência Lusa, Luís Miguel Oliveira, programador da Cinemateca, afirmou que estas películas pertencem a diferentes géneros e foram produzidas sobretudo nos anos 70 e 80.
As películas que estavam depositadas no edifício da embaixada da Rússia permitirão perceber o que foi a produção cinematográfica no fim da União Soviética.
“Sabemos pouco sobre o cinema soviético, não sabemos sobre as comédias, sobre a animação, sobre os filmes que se fizeram até à Perestroika”, disse à Lusa Joana Pimentel, responsável pela prospecção e aquisição de filmes no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, que pertence à Cinemateca.
A maioria dos filmes foi entregue com legendas em cirílico (alfabeto russo) e há ainda trabalho de identificação e estudo, mas o objectivo é exibi-los em programação na Cinemateca.
A doação será oficializada no próximo dia 10 com a assinatura de um protocolo entre a embaixada russa e a Cinemateca, seguida da exibição do filme “Quando Passam as Cegonhas”, de Mikhail Kalatozov, na Sala Dr. Félix Ribeiro, na Cinemateca, em Lisboa.
De acordo com Joana Pimentel, a embaixada da Rússia em Portugal já manifestou vontade de doar mais filmes.