O Pordata, portal de informação estatística sobre a realidade socioeconómica nacional, está disponível online a partir de hoje. Educação, Habitação, População e Contas do Estado são algumas das áreas consideradas neste projecto da Fundação Francisco
O Pordata, portal de informação estatística sobre a realidade socioeconómica nacional, está disponível online a partir de hoje. Educação, Habitação, População e Contas do Estado são algumas das áreas consideradas neste projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). O Pordata – Base de Dados de Portugal Contemporâneo inclui um conjunto de dados estatísticos gerados em tempo real: nascimentos, óbitos, saldos migratórios e até despesas públicas com a Saúde e a Educação podem ser consultados minuto a minuto.
Justiça, Emprego, Empresas, Contas Nacionais, Protecção Social e Despesas Familiares completam o lote de 12 temas tratados em profundidade no portal. O acesso é gratuito para todos os utilizadores.
Os dados estatísticos agregados no portal dizem respeito aos últimos 50 anos e o seu estudo já tinha sido desenvolvido em dois projectos coordenados por António Barreto: A Situação Social em Portugal: 1960-1995 e A Situação Social em Portugal: 1960-1999.
Segundo Maria João Valente Rosa, directora do projecto, o Pordata pretende “responder às necessidades de informação credível, tantas vezes dispersa e de acesso nem sempre simples por parte de um público o mais amplo possível, independentemente das suas competências em lidar com estatísticas”.
Em comunicado, Maria João Valente Rosa esclarece também que, numa fase mais avançada, prevê-se que o portal divulge os dados relativos às regiões e municípios portugueses e aos 27 Estados-membros da União Europeia.