O festival europeu “12 Points” tem vindo a revelar ao mundo jovens talentos do jazz, apresentando-se a cada ano num país diferente. A cidade do Porto foi escolhida para acolher a 6ª edição que, este ano, tem um português entre os 12 músicos selecionados de 450 candidatos iniciais.
Entre 16 e 19 de Fevereiro, a Casa da Música vai receber a final do festival com os 12 finalistas que estarão em palco e entre os quais serão ainda escolhidos três vencedores finais.
Entre os músicos do cartaz está Hugo Carvalhais, um português de 33 anos, que nasceu no Porto e que, embora não tenha formação específica em música, já trabalhou com vários nomes consagrados do jazz.
No festival “12 points”, o contrabaixista vai ter a oportunidade de apresentar a um vasto público o álbum “Nebulosa”, lançado em 2010, e através do qual foi selecionado para fazer parte do evento.
Quatro dias de jazz
A abertura do palco será feita na quinta-feira, pelas 21 horas, pelo músico finlandês Big Blues, seguido dos irlandeses Tought Fox e dos belgas Beren Gieren.
Na sexta-feira é a vez de Hugo Carvalhais, do italiano Livio Minafra e do grupo polaco Wold Service Project. No sábado é a vez do grupo polaco Maciej Obara Quartet, dos bósnios Divanhana e dos franceses Actuum.
O festival encerra no domingo com a presença dos alemães Schneeweiss Und Rosenrot, dos noruegueses Machine Birds e, a fechar, os dinamarqueses Girls in Airports.
As entradas diárias são de 10 euros, com um desconto de dois euros para os portadores do cartão “amigo” da Casa da Música. O passe para os quatro dias tem o valor de 30 euros.
A página oficial de Hugo Carvalhais pode ser vista AQUI. Consulte também todas as informações relativas ao Festival 12 Points AQUI.