Diogo, uma criança de 22 meses, caiu este domingo, no Peso da Régua, do nono andar de um prédio. A criança sobreviveu à queda por ter caído sobre um monte de areia, estando neste momento no Hospital de S. João, no Porto, aparentemente fora de perigo.
Em declarações à Agência Lusa, o comandante dos Bombeiros da Régua, António Fonseca, explicou que a corporação foi acionada, às 11h43, para uma queda de uma criança de um nono andar de um prédio localizado na freguesia de Godim, concelho de Peso da Régua.
À chegada ao local, os bombeiros do Peso da Régua encontraram a criança, do sexo masculino, com 22 meses, com ferimentos na cabeça e nas pernas mas estava “consciente e a chorar com dores”.
Segundo explicou António Fonseca, a criança terá caído sobre um pequeno monte de areia e uma cobertura de plástico, resíduos de umas obras recentes no prédio, o que poderá ter amortecido a queda.
O avô da criança disse ao Correio da Manhã que o acidente aconteceu quando Diogo brincava com o cão da família e seguiu o animal até à cozinha. A porta da varanda costuma estar sempre trancada, mas nesse dia estava aberta, o que terá facilitado a queda de Diogo.
Criança “está estável”
No local, os serviços de emergência médica imobilizaram a criança que foi transportada para o Hospital Distrital de Vila Real. O chefe de equipa do serviço de Urgências, Jorge Fontes, disse à Lusa que a criança “está estável”, apresentando um traumatismo crânio-encefálico e um traumatismo abdominal que “não inspiram cuidados” e fraturas nos membros inferiores.
Entretanto, a criança foi transferida, por helicóptero, para o Hospital de S. João, no Porto, e segundo o médico, se o quadro se mantiver apenas precisará da cirurgia por parte da equipa de ortopedia.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Raquel Baêta]