Uma criança brasileira salvou dois cães que sofriam maus-tratos no estado do Paraná ao denunciar o caso às autoridades competentes.
Uma criança brasileira salvou dois cães que sofriam maus-tratos no estado do Paraná ao denunciar o caso às autoridades competentes.
De acordo com a imprensa local, os cães – um pitbull e outro sem raça definida – estavam a ser mal-tratados pelos donos e a contribuição da criança, envolvida numa atividade de educação ambiental local promovida pelas escolas do município de Apucarana, foi decisiva para o resgate dos animais.
Ao receber a informação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo tomou uma atitude. “Fomos até à residência e constatámos que os cães realmente estavam em condições precárias, sem abrigo, acorrentados e a sofrer maus-tratos, com a saúde debilitada”, disse Luan da Silva Santos, um dos responsáveis, ao jornal brasileiro Bonde.
“Também verificámos que os tutores vivem em condições de vulnerabilidade social”, acrescentou Luan da Silva Santos, contando que a equipa deu à família “uma advertência oficial para que não voltem a ter animais sem o mínimo de condições para cuidar deles”.
Depois de terem sido resgatados, os cães foram entregues ao canil municipal onde estão a receber cuidados veterinários. Quando a reabilitação estiver concluída, os animais poderão ser adotados por novos donos.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]