A Câmara de Paris, cidade onde a cantora cabo-verdiana Cesária Évora ganhou projeção mundial, promove no domingo, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Paris, uma missa de homenagem à “diva da morna”, que morreu em Dezembro.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da comissão para a Cultura e as Relações Internacionais de Paris, Hermano Sanches Ruivo, afirmou que esta missa se realiza a pedido de muitos membros da comunidade cabo-verdiana em França, mas acrescentou que já era intenção da câmara homenagear a cantora.
“Em Outubro de 2011 a câmara tinha decidido atribuir a medalha da cidade a Cesária Évora. Queríamos agendar uma data para a cerimónia, mas já não foi possível porque entretanto a cantora adoeceu. O que vamos fazer agora é trabalhar na possibilidade de atribuir a um espaço num jardim de Paris o nome da artista”, disse.
A missa, marcada para as 15:00, será conduzida pelo padre Nuno Aurélio, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. O Santuário foi criado para o serviço da diocese de Paris, pelo Cardeal Arcebispo Jean-Marie Lustiger, em Maio de 1988, tendo sido confiado à comunidade portuguesa.
Cesária Évora morreu em Dezembro do ano passado e foi sepultada no Mindelo, cidade onde a artista nasceu há 70 anos.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]