O portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa comemorou, este domingo, 15 anos de existência, num clima otimista pelos resultados conseguidos até à data. Só no ano passado, o site recebeu uma média de 300 mil visitas mensais.
Em funcionamento desde 1997, este era um projeto há muito tempo desejado pelo linguista José Mário Costa e o jornalista João Carreira Bom que veio para dar resposta a dúvidas de Língua Portuguesa através da internet.
O Ciberdúvidas é um espaço virado para o público onde se pode esclarecer e debater as mais variadas questões da língua portuguesa. Atualmente as respostas ultrapassaram as 30 mil, num total de 40 mil textos acerca de diversas questões.
João Carreira Bom faleceu em Janeiro de 2002 mas isso não diminuiu a atividade do Ciberdúvidas que passou a contar apenas com José Mário Costa na liderança. Aliás, a introdução das novas regras do acordo ortográfico tem vindo a aumentar a procura deste serviço que, em 2011, registou uma média de 300 mil visitas por mês.
Segundo disse José Mário Costa à agência Lusa, trata-se de “o único sítio na lusofonia” onde são registadas cerca de 70 consultas diárias e 20 novas respostas.
Além da página online, o Ciberdúvidas colabora com três programas de rádio da RDP e é responsável pelos conteúdos do programa da RTP “Cuidado com a Língua!,” apresentado pelo ator Diogo Infante.
Nas comemorações pelos 15 anos também se falou da falta de apoios, nomeadamente da parte do Governo que nomeou apenas dois professores para prestar serviço a esta plataforma.
Neste momento, o Ciberdúvidas conta com o apoio de vários colaboradores voluntários, o patrocínio da Fundação Vodafone e o apoio da Universidade Lusófona onde funcionam as suas as instalações. Os CTT, que durante algum tempo patrocinaram o projeto, retiraram o seu apoio no ano passado.
Clique AQUI para aceder ao Ciberdúvidas.