É com lítio que se vão produzir as baterias dos novos carros elétricos que as marcas estão a anunciar, mas a indústria automóvel tem tido dificuldades em encontrar um fornecedor de matéria prima em abundância. Portugal pode vir a ser a solução.
“Temos a matéria prima já concentrada e já estamos a fazer um estudo para podermos preparar o lítio para poder ser aplicado no setor das baterias”, explicou Carlos mota, presidente da Felmica ao jornal Expresso.
A mina da Felmica, na região da Guarda, é a maior da Europa e dispõe de reservas para 30 anos de produção. Portugal é já o quinto produtor mundial deste mineral.
Carlos Mota adiantou ao jornal que a empresa já foi contactada por dois grandes grupos da indústria automóvel e que poderão ser parceiros na fase de transformação do lítio, ou seja, na sua preparação para utilização nas baterias.
Portugal dispõe de dois milhões de toneladas de reservas de minério de lítio. Quanto a reservas possíveis, a fasquia sobe até às doze milhões de toneladas, o que é suficiente para perto de 70 anos de exploração mineira.
Em termos de exploração, o lítio apresenta uma vantagem relativamente a outros minerais já que as ocorrências deste minério estão entre os 20 e os 30 metros de profundidade pelo que não é necessário abrir minas subterrâneas.