Para os apreciadores de música sacra, a editora Althum e o Patriarcado de Lisboa trazem, no primeiro mês do ano, uma série de concertos gratuitos um pouco por todo o país.
Para os apreciadores de música sacra, a editora Althum e o Patriarcado de Lisboa trazem, no primeiro mês do ano, uma série de concertos gratuitos um pouco por todo o país.
Este ano, o programa dos Concertos de Ano Novo 2012 é composto pelas Matinas de São Vicente, que oferecerão ao público cinco peças inéditas de compositores portugueses. Porto, Évora, Faro e Lisboa recebem os espetáculos, com início marcado para dia 7 de Janeiro na Sé Catedral da cidade invicta pelas 18.00h.
As obras da música sagra portuguesa viajam depois até ao Sul, para concertos na Sé Catedral de Évora (14 de Janeiro às 18.00h) e na Sé Catedral de Faro (15 de Janeiro às 17.00h).
Os Concertos de Ano Novo 2012 terminam em Lisboa no dia 22 de Janeiro, na Igreja de São Vicente de Fora, padroeiro da cidade, data em que o Santo é celebrado pelos lisboetas.
Em comunicado, a organização explica que o programa “propõe uma reconstituição da componente musical do ofício de Matinas para a Festa de São Vicente, tal como se praticaria em Lisboa por volta do ano de 1770, aliando responsórios escritos naquela data por Giuseppe de Porcaris e António Teixeira, com outros compostos anteriormente por João Rodrigues Esteves”.
Os Concertos de Ano Novo realizam-se desde 2006 e têm entrada livre. Segundo a Althum e o Patriarcado de Lisboa, o seu objetivo é “partilhar, com um público tão alargado quanto possível, através de espetáculos gratuitos, as obras sacras de compositores portugueses escritas entre os séculos XVI e XIX”.
Clique AQUI para consultar a programação completa.