Segundo a imprensa norte-americana, o animal foi capturado em Fevereiro por um biólogo do Serviço de Pesca e Natureza do estado de Oregon. Depois de batizado com o nome de código OR-7, foi-lhe incutido um chip subcutâneo e anexado um aparelho GPS à coleira.
Com o início da Primavera, o jovem OR-7 separou-se da matilha e, à semelhança de todos os machos, foi à procura de uma companheira com quem poderia acasalar em território livre e iniciar a sua própria matilha.
Desde então, o lobo percorreu o nordeste de Oregon tendo sido localizado, nas últimas semanas, no Parque Nacional de Crater Lake, junto da fronteira com a Califórnia, a milhares de quilómetros de Oregon.
Contudo, apesar dos quilómetros percorridos, OR-7 ainda não encontrou uma única fêmea, continuando, assim, a demanda pela sua futura companheira.
Nos últimos meses, a viagem de OR-7 foi seguida com muita atenção pela opinião pública dos EUA porque, pouco depois de se ter separado da sua matilha, atacou um rebanho e as autoridades deram-lhe ordem de caça.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]