NULL
Oliveira de Azeméis pretende reduzir os custos de iluminação pública no município através da aplicação de tecnologia LED e de reguladores de fluxo luminoso, o que permitirá, segundo a autarquia, uma poupança anual superior a 91 mil euros.
Com vista a este objetivo, a Câmara Municipal candidatou-se já ao Programa Operacional Regional do Norte (ON2) que, caso aprove a proposta, comparticipará em 80% o investimento em equipamentos, que rondará o meio milhão de euros.
De acordo com os responsáveis autárquicos, em 15 anos – o tempo considerado útil das tecnologias que se pretende instalar – será possível uma poupança de 1,3 milhões de euros.
O primeiro passo já foi dado numa das ruas da cidade, a rua Bento Landureza, e o propósito é estender o novo tipo de iluminação a várias artérias de Oliveira de Azeméis numa dupla perspetiva: reduzir a fatura energética e melhorar a qualidade do serviço à população.
Segundo informação do site da autarquia, existe “um elevado potencial de poupança” e a qualidade do serviço poderá ser incrementada por meio da remodelação dos circuitos de iluminação existentes.
Nesse sentido, a câmara prevê a substituição de cerca de 300 lâmpadas atuais por outras de tecnologia LED e a instalação dos reguladores, mas também a troca de células fotoelétricas por relógios astronómicos.
Em 2010, Oliveira de Azémeis gastou 850 mil euros com iluminação pública, o que representa 70% dos custos da Câmara Municipal.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]