O primeiro salvamento consistiu no resgate de um cidadão alemão, com 31 anos e um diagnóstico de apendicite, que se encontrava a bordo do navio porta-contentores Bonn Express, a cerca de 491 quilómetros a noroeste da cidade do Porto, diz a FA em comunicado.
Sob condições adversas, com vagas de 4 a 5 metros, a operação de resgate em alto mar iniciou-se pelas 01h20 da manhã. Após 15 minutos no local, o helicóptero EH-101 regressou ao Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, onde aterrou pelas 03H05, transferindo depois o tripulante para uma ambulância do INEM que aguardava no local e o transportou para o Hospital de São João.
No mesmo dia, ao início da tarde, a FA resgatou um romeno com traumatismo facial que se encontrava a bordo de um navio mercante, a cerca de 450 quilómetros a sudeste da Terceira, nos Açores.
O marinheiro, de 51 anos, foi recolhido por um helicóptero EH-101 que descolou da Base das Lajes às 13:10 (14:10 em Lisboa) e chegou ao navio “Fort Saint Louis”, de pavilhão francês, às 15:00 (16:00 em Lisboa).
A Força Aérea revelou, em comunicado, que o tripulante estava consciente e em situação estável, tendo chegado às 17:10 (18:10 em Lisboa) à Base das Lajes, onde foi transferido para uma ambulância que o transportou para o Hospital de Angra do Heroísmo.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]