Na Maia nasceu há oito anos uma fibra de plástico que está a conquistar a indústria mundial. Trata-se de uma fibra mais leve do que água, que tem uma elevada resistência e possui ainda outra característica que tem contribuído muito para o seu sucesso: é 100 por cento reciclável.
A fibra de polipropileno tem várias aplicações na indústria automóvel, por exemplo em carros de corrida e em veículos militares, já que este plástico é ultraleve, sendo ao mesmo tempo resistente a balas e a granadas foguete.
“Vários carros militares utilizam este material para proteção antibalística”, salientou José Gramaxo, Presidente do Grupo Euronete, em declarações à RTP.
A fibra de plástico tem um valor inferior em relação à fibra de carbono, material utilizado maioritariamente no setor industrial. Por outro lado, em relação à fibra de carbono, o material à base de polipropileno tem quase o dobro da resistência e pesa menos 70 por cento.
A fibra de polipropileno, que tem patente internacional registada há já oito anos e tem como principal cliente o mercado norte-americano, é uma aposta da empresa da Maia em investigação e desenvolvimento.
Para além da utilização do produto no setor antibalístico e automóvel, as aplicações passam por painéis de publicidade, barcos de desporto, materiais de construção e até produtos de consumo, como por exemplo capacetes.
Agora, a empresa está a estudar a aplicação deste material em novos mercados, como as malas de viagens, o que está a tornar esta fibra um dos materiais mais versáteis e inovadores do século XXI.
Clique AQUI para saber mais sobre a fibra de polipropileno.