O tráfico de seres humanos é um dos grandes problemas que o governo chinês continua a enfrentar, mas os esforços para acabar com este crime têm aumentado nos últimos anos. Desta vez, foram desmanteladas duas redes naquela que o Estado intitula como “a maior vitória de sempre contra o tráfico”, escreve o The Telegraph.
A investigação que agora terminou com êxito começou em Maio, quando um acidente na província de Sichuan desmascarou um grupo liderado por Cai Lianchao, que tinha vendido 26 crianças a outras regiões, explica a imprensa chinesa. O caso chamou a atenção do governo que encarregou a polícia de uma investigação especial.
Na ação estiveram envolvidos mais de cinco mil oficiais de polícia de 10 províncias. A investigação terminou no passado dia 30 de Novembro, quando Cai e Chen Xiumei, outro líder, foram capturados juntamente com as crianças feitas refãs. As crianças resgatadas estão sob a tutela da segurança social e vão agora ser devolvidas aos pais.
“A polícia vai continuar a investigar o tráfico de crianças e a garantir que as crianças envolvidas são mantidas fora do alcance dos compradores”, disse em comunicado o governo chinês.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Raquel Baêta]