O primeiro deputado transexual da Polónia tomou posse no Parlamento esta terça-feira. Anna Grodzka, de 57 anos, era conhecida como Krzystof, antes da cirurgia de mudança de sexo realizada na Tailândia, há um ano meio, avança a BBC. A nova deputada tem um filho da sua anterior mulher, com estava casada antes da operação.
O parlamento polaco recebeu, esta terça-feira, nas suas bancadas, a nova deputada Anna Grodzka, situação que simboliza uma profunda alteração num meio tradicionalmente conservador e próximo da Igreja católica. Na sua primeira sessão parlamentar, a deputada foi recebida de forma calorosa, com vários deputados a cumprimentá-la.
Grodzka foi eleita em Outubro pelo partido Movimento Palikot, conhecido por ter uma postura anticlerical contra padres católicos que se envolvem na política do país. O partido surpreendeu nas últimas eleições gerais ao conquistar 10% das cadeiras.
Num país conhecido pela força da Igreja Católica e pelo conservadorismo, o Palikot defende a legalização do aborto, do casamento entre homossexuais e a legalização das drogas leves.