Maria da Graça Carvalho, do PSD, é uma das três finalistas da categoria de Investigação e Inovação e disputará o galardão com Judith Merkies, eurodeputada holandesa, e Herbert Reul, da Alemanha. A portuguesa destacou-se, de acordo com a publicação, na elaboração de relatórios para simplificar os processos de investigação e inovação, tendo sido uma peça importante por participar em múltiplos encontros com investigadores e empresas.
Outra das candidatas nacionais aos MEP Awards deste ano é Regina Bastos, também do PSD, embora noutro domínio. Esta eurodeputada lusa está a concurso na área do Emprego e Assuntos Sociais, onde sobressaiu o seu esforço com vista a unir todos os grupos políticos na construção de novos relatórios acerca do emprego na Europa, num momento em que os mercados sofrem com a crise económica. Os outros dois finalistas nesta categoria são Pervence Berès, de França, e o irlandês Gay Mitchell.
Entre as nomeadas está também Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, na área da Saúde. O lugar de finalista (que divide com Nessa Childers, da Irlanda, e com a britânica Elizabeth Lynne) foi-lhe assegurado sobretudo devido ao grande envolvimento em vários domínios da saúde, com foco particular em doenças crónicas como os diabetes e o Alzheimer.
A atribuição destes prémios vai na 7ª edição, contando com 16 categorias, cada uma com três finalistas. Os vencedores vão ser escolhidos pelos restantes eurodeputados até à próxima sexta-feira, estando a cerimónia de entrega dos troféus marcada para 29 de Novembro, em Bruxelas.
No passado, outras duas eurodeputadas portuguesas da delegação do PS foram já distinguidas com os MEP Awards: Ana Gomes, eleita Ativista do Ano em 2008, e Edite Estrela, premiada o ano passado na área do Emprego e Assuntos Sociais.
Clique AQUI para aceder à lista completa de candidatos em todas as categorias.